O sistema de numeração indo-arábico tem esse nome devido aos hindus, que o inventaram, e devido aos árabes, que o transmitiram para a Europa Ocidental. Os mais antigos exemplos de nossos atuais símbolos numéricos encontram-se em algumas colunas de pedra erigidas na Índia, por volta do ano 250 a.C. [...]. Essas primeiras amostras não contêm zero e não utilizam a notação posicional. Contudo, a ideia de valor posicional e um zero devem ter sido introduzidos na Índia algum tempo antes do ano 800 d.C., pois o matemático persa al-Khowârizmî descreveu de maneira completa o sistema hindu num livro de 825 d.C.
Como e quando os novos símbolos numerais entraram na Europa são questões ainda não decididas. [...] Esses símbolos se encontram num manuscrito espanhol do século X, sendo possível que tenham sido introduzidos na Espanha pelos árabes que invadiram a península ibérica no ano 711 d.C. [...].
Mas foi uma tradução latina do tratado de al-Khowârizmî, feita no século XII, seguida de alguns trabalhos europeus sobre o assunto, o que fez com que o sistema se disseminasse mais amplamente.
[...] EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Tradução: Hygino Hugueros Domingues. Campinas: Editora da Unicamp, 2004. p. 40.
ATIVIDADES
Cite três características do nosso sistema de numeração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário