Frações podem ser utilizadas para comparar duas grandezas, podendo ser medidas de massa, valores monetários, medidas de comprimento…
A essa utilização da fração damos o nome de razão, que nada mais é do que a comparação entre duas grandezas.
Exemplos:
Maria possui 20 lápis de cor em seu estojo, enquanto Luiza possui 10. Qual a relação entre a quantidade de lápis de cor de Luiza e a quantidade de lápis de cor de Maria?
Escrevemos a razão de acordo com a ordem que os valores são apresentados no problema: 20/10 = 2/1 = 2
Outra situação que se utiliza da fração como a razão entre duas grandezas é a escala. Como veremos no exercício a seguir.
Uma professora de Geografia do 7º ano resolveu, em uma aula sobre cartografia, desafiar os alunos para a criação de um mapa da cidade de São João. O mapa deverá ser confeccionado obedecendo a escala de 1:3000.
a) Sabendo que os pontos mais distantes da cidade distam 4500 metros, qual será essa distância no mapa confeccionado pelos alunos?
b) Qual será a distância real de outros dois pontos que distam 50 cm no mapa?
A escala na qual o mapa deve ser confeccionado é 1:3000, isso implica que 3000 unidades de medida do tamanho real da cidade, equivalem a 1 unidade de medida no mapa.
a) Na situação, a unidade de medida é o metro. Então, para cada 3000 metros do tamanho real da cidade, teremos 1 metro no mapa.
Como a transformação será da maior medida para a menor (distância real para distância no mapa), temos que:
1/3000 ou 1:3000
Como a distância em questão é igual a 4500 metros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário